Agricultura

Ministro da Agricultura quer reforçar cooperação comercial Portugal-Palestina

Ministro da Agricultura quer reforçar cooperação comercial Portugal-Palestina

Capoulas Santos, ministro da Agricultura, assinou na passada semana um acordo com o ministro da Agricultura da Palestina para reforçar os acordos comerciais entre as duas regiões. Em causa estão áreas como a investigação agrícola, a capacitação dos serviços veterinários palestinianos, a olivicultura, a melhoria do solo e técnicas de irrigação, regulamentação fitossanitária e saúde animal e qualidade alimentar.

“Estamos a iniciar uma cooperação em vários domínios com a Autoridade Palestiniana, que se tem vindo a tornar nosso cliente, sobretudo, de gado vivo, bovino”, explicou Capoulas Santos. Segundo o ministro português, o gado português vivo é “muito apreciado” na região do Médio Oriente, para onde recentemente foi também fechado um acordo de exportação pelo Governo português.

“Esta aposta trouxe um impacto muito positivo para os agricultores portugueses e queremos ampliar as relações existentes e explorar novas oportunidades ao nível das trocas comerciais com a Palestina”, defendeu Capoulas Santos.

O acordo agora fechado com a Palestina inclui ainda a criação de um comité agrícola que deverá reunir de dois em dois anos de forma alternada nos dois países.