Agricultura

Morreu Maria Antónia Figueiredo

Maria Antónia Figueiredo-5

Morreu Maria Antónia Figueiredo, Secretária-Geral Adjunta da Confagri, vítima de doença prolongada, aos 60 anos.

O corpo estará em câmara ardente na igreja Paroquial de São Domingos de Benfica (também conhecida pela Igreja das Furnas de Benfica) a partir das 9h30 de dia 30 de dezembro. A missa de corpo presente realiza-se pelas 13h30 do mesmo dia e o funeral às 14h00.

Maria Antónia Figueiredo nasceu em 1957, em Alvaiázere, distrito de Leiria e formou-se em agronomia pelo Instituto Superior de Agronomia de Lisboa. Ingressou na CONFAGRI em 1988 e foi a mulher portuguesa que, desde a adesão de Portugal à então CEE, desempenhou o cargo de mais elevada representatividade associativa, no âmbito da agricultura, em Bruxelas.

Especializada em economia agrícola, acumulava com as funções de Secretária-Geral Adjunta, as de coordenação do Departamento de Políticas de Mercados e Preços da CONFAGRI e das áreas das Ajudas ao Rendimento dos Agricultores. Maria Antónia Figueiredo foi, também, a dinamizadora do protocolo de parceria que a CONFAGRI estabeleceu com a RTP, em 2004, para a produção e disponibilização de conteúdos de carácter documental e formativo no espaço de programação do canal televisivo e também para a difusão de conteúdos que resultam das actividades desenvolvidas no mundo rural português, tendo colaborado em várias centenas de programas produzidos desde então.