Floresta

Nissan junta-se ao ICNF e planta 180 mil árvores no Pinhal do Rei

Nissan junta-se ao ICNF e planta 180 mil árvores no Pinhal do Rei

A Nissan firmou uma parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e o Turismo do Centro de Portugal que irá permitir plantar 180 mil árvores no Pinhal do Rei, em Leiria. O número de árvores a plantar é apurado com base no CO2 total poupado pelos automóveis de Zero Emissões da Nissan entre 1 de abril de 2017 e 30 de junho de 2018.

No âmbito da LEAF4Trees, nome dado à iniciativa, os atuais proprietários dos veículos 100% elétricos Nissan LEAF e e-NV200 irão ajudar à reflorestação do Centro de Portugal. “Ao utilizarem automóveis de Zero Emissões estes clientes nacionais da Nissan evitam a emissão de mais de duas mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano, um benefício para a floresta nacional que a Nissan Portugal vai duplicar no âmbito do projeto LEAF4Trees”, revela o fabricante automóvel em comunicado.

“O programa LEAF4Trees é um exemplo de como a Mobilidade Inteligente da Nissan levará a nossa liderança e experiência na mobilidade elétrica para o próximo nível, contribuindo para criar um Ecossistema Elétrico que muda profundamente a forma como conduzimos e como vivemos, tornando a vida de todos mais sustentável e emocionante”, explica Antonio Melica, Diretor Geral da Nissan em Portugal.

Miguel Freitas, Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, acrescenta que “o projeto LEAF4Trees é uma iniciativa duplamente positiva, uma vez que, para além de contribuir para promover a diminuição da emissão de gases com efeito de estufa, apoiando a plantação de novas árvores, contribui igualmente para aumentar a fixação de carbono com impacto positivo na mitigação das alterações climáticas». Para o Secretário de Estado, o envolvimento de empresas de outros setores na promoção e desenvolvimento da floresta é «um importante sinal do seu empenhamento em termos de responsabilidade ambiental e social e uma forma positiva de olhar para a floresta. Importa que todos saibam olhar para a floresta enquanto componente relevante da economia nacional, mobilizando recursos financeiros e estabelecendo uma nova relação com a produção florestal.”

De acordo com a Nissan, os automóveis zero emissões da Nissan que circulam atualmente em Portugal têm, anualmente, um impacto positivo sobre o Ambiente equivalente ao ‘trabalho’, durante esse mesmo ano, de 150 mil árvores. Com base no número de quilómetros percorridos e extrapolando esta informação para o total de automóveis Nissan 100% elétricos em circulação em Portugal, conclui-se que os quilómetros percorridos, sem emissões de CO2, pelos Nissan LEAF e e-NV200, em Portugal, é de cerca de 20 milhões de quilómetros. Este número representa uma não emissão de cerca duas mil toneladas de CO2.