- Vida Rural - http://www.vidarural.pt -

Nuno Tiago Russo é o novo secretário de Estado da Agricultura

O primeiro-ministro António Costa apresentou esta segunda-feira (21 de outubro) a lista de 50 secretários de Estado que vão integrar o Executivo. Nuno Tiago Russo será o secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Nuno Tiago Russo foi Diretor Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo e é antigo quadro do Ministério da Agricultura. Integra agora o Ministério da Agricultura, sob a tutela de Maria do Céu Albuquerque [1], que até aqui desempenhava a função de secretária de Estado do Desenvolvimento Regional.

De acordo com a nota bibliográfica divulgada pelo Governo, Nuno Tiago Russo conta com um MBA em Administração Pública, pelo Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém e um mestrado em Zootecnia, pela Universidade de Évora. Foi Coordenador da Bolsa Nacional de Terras entre 2014 e 2017, no Ministério da Agricultura e do Mar e assessor do secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural em 2009 e 2010.

António Costa apresentou uma equipa de 50 secretários de Estado, um crescimento face ao Executivo anterior, que contava com 42. O Governo tem agora um total de 70 membros.

Recorde-se que com este Governo é criada uma Secretaria de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, que ficará a cargo de João Paulo Marçal Lopes Catarino e que está sob a alçada do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, que continua a ser liderado por João Pedro Matos Fernandes.

Além disso, é também criado o Ministério da Coesão Territorial, uma pasta que será liderada por Ana Abrunhosa, que presidia à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro desde 2014. Carlos Soares Miguel será o secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, e Isabel Ferreira será a secretária de Estado da Valorização do Interior.