Agricultura

Olivum atinge os 400 milhões de kg de azeitona produzidos

Olivum atinge os 400 milhões de kg de azeitona produzidos

A Olivum – Associação de Olivicultores do Sul e os seus olivicultores associados atingiram, na campanha de 2017/2018, uma produção de 400 milhões de kg de azeitona. De acordo com a associação, trata-se de um crescimento de 10% face ao período homólogo que se deve ao resultado de novos olivais a entrar em produção.

Do total produzido nesta campanha pelos associados da Olivum, 95% é azeitona para azeite e cerca de 5% é azeitona destinada a conserva.

“Os associados da Olivum tiveram assim nesta campanha um contributo que ultrapassou os 250 milhões de euros no produto agrícola nacional, tornando-se uma das principais referências no mundo agrícola de Portugal”, revela a associação, sublinhando que “a quase totalidade da azeitona produzida nesta campanha foi de acidez muito baixa, ou seja virgem extra.”

Os associados da Olivum foram desta forma responsáveis por 75% da produção nacional de azeitona. No total, a associação conta com 200 empresas associadas e representa na região do Alentejo mais de 30 000 hectares de olivais.