- Vida Rural - http://www.vidarural.pt -

Olivum recomenda suspensão voluntária da colheita mecanizada noturna de azeitona

A Associação de Olivicultores do Sul (Olivum) recomendou a suspensão voluntária da colheita mecanizada noturna [1] de azeitona a todos os seus associados. Em comunicado, a associação diz que “tem-se mostrado sempre disponível para colaborar com as entidades públicas e privadas de forma a evitar a perturbação dos ecossistemas associados ao olival, bem como para sensibilizar os seus associados para as melhores práticas ambientais de colheita da azeitona”.

A Olivium diz também que neste momento estão em curso estudos científicos independentes no sentido de avaliar os reais impactos da colheita mecanizada noturna e os seus efeitos na avifauna e que recomenda a todos os seus associados a suspensão voluntária deste tipo de atividade na campanha de 2019.

No passado dia 17 de outubro, a associação assinou, juntamente com a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), a Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (Confagri) e a Casa do Azeite, uma proposta de acordo sectorial relativo à colheita noturna no olival, onde se recomenda também, a suspensão temporária e voluntária da colheita noturna, sempre que surja risco de impacto negativa na avifauna.

A associação diz ainda que está neste momento a aguardar a tomada de posse da nova ministra da Agricultura, assim como da Comissão Parlamentar de Agricultura, para pedir o agendamento de uma “audiência urgente que permita discutir de forma construtiva o futuro do sector. O objetivo é salvaguardar as melhores práticas que permitam a proteção do meio ambiente que serve de sustento a todos os olivicultores”.