Exportações

Portugal envia 4 mil animais vivos para Israel

IFAP cria aplicação para registo de Identificação de Ovinos e Caprinos

Partiram esta semana do Porto de Sines, com destino a Israel, 2 mil bovinos e 2 mil ovinos. Esta operação foi acompanhada pelo secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Vieira, e irá contribuir para o aumento do volume de exportações do setor pecuário, que em 2016 atingiu um valor de 157 milhões de euros, mais 32% relativamente do que no ano anterior.

De acordo com o Gabinete do secretário de Estado, “só as exportações de bovinos cresceram 85%, correspondendo a uma fatia de 86 milhões de euros do total de exportações de animais vivos.” Esta tem sido, aliás, uma das apostas do Governo, nomeadamente através da abertura de mercados com o Médio Oriente.

“Depois da abertura do mercado da Jordânia, o Governo está agora empenhado no processo do Egito, em negociações também para ovinos e bovinos. Estão igualmente em curso negociações com a Argélia, prevendo-se uma evolução positiva a muito curto prazo. Trata-se de um mercado de relevante dimensão, com hábitos culturais de consumo deste tipo de carne”, refere o Gabinete do secretário de Estado da Agricultura e Alimentação.

Luís Vieira sublinha que estas operações resultam “de uma estratégia persistente e bem direcionada, que acompanha a forte aposta do setor no crescimento das exportações”. Também recentemente, a produção nacional de aves passou a ter como destino de exportação Marrocos e o Qatar.