Agricultura

Portugal vai ajudar a impulsionar a agricultura moçambicana

Portugal vai ajudar a impulsionar a agricultura moçambicana

Portugal vai apoiar Moçambique na formação, investigação e infraestruturas na área da agricultura. A notícia foi avançada pelo secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, que em declarações à Lusa explica que os dois países estão a planear uma reunião para estudar o modelo de cooperação.

“A nossa prioridade, para aquilo que é a relação entre os dois Estados, é a inovação, formação e infraestruturas e nestes pontos Portugal vai apoiar Moçambique (…) Estamos para dar o passo seguinte que é a concretização da parte técnica entre os dois Estados”, afirmou o secretário de Estado.

Esta parceria deverá contar com o apoio da Associação de Jovens Agricultores de Portugal (AJAP), uma vez que um dos grupos alvo da formação serão os jovens moçambicanos. “A AJAP tem uma experiência de quatro décadas na formação de jovens agricultores e, portanto, este é um trabalho que obrigará também uma parceria entre as associações da área agrícola dos dois países”, defendeu.

O Governo de Moçambique reportou recentemente um crescimento de 5% no primeiro semestre do ano no setor agrícola, que tem sido uma das suas maiores apostas.