Tecnologia e Máquinas Agrícolas

‘Robot da vinha’ já faz ensaios de campo no Douro

Robot da Vinha já faz ensaios de campo no Douro

O projeto VineScout, projeto financiado pelo Horizonte 2020 que pretende criar um robot acessível, fiável e fácil de operar para fazer medições de parâmetros chave da vinha que apoiem a vitivinicultura, já iniciou os ensaios de campo no Douro. A Symington Family Estates foi a escolhida para integrar o projeto, contribuindo com o conhecimento aprofundado de end user.

Do consórcio fazem ainda parte outros quatro parceiros: Universidade de Valencia e Universidade de La Rioja (Espanha); Wall-YE Robots & Software (França); e Sundance Multiprocessor Technologies (Reino Unido). A coordenação do projeto, que tem financiamento até 2019, está a cargo de Francisco Rovira-Más, professor da Universitat Politécnica de Valencia e especialista em robótica e engenharia agrícola, que esta semana começou os testes no terreno nas vinhas da Coleção de Castas da Quinta do Ataíde (Douro Superior) da Symington.

O VineScout tem um orçamento de 2 milhões de euros e conta com um contributo da União Europeia fixado em 1,7 milhões de euros.