Agricultura

Seminário ‘Jovem Empresário Rural’ realiza-se na próxima semana

Seminário ‘Jovem Empresário Rural’ realiza-se na próxima semana

A AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal, em parceria com a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, a Federação Minha Terra e a Confederação Nacional dos Jovens Agricultores e do Desenvolvimento Rural realizam no próximo dia 8 de novembro, em Trancoso, o Seminário ‘Jovem Empresário Rural’.

De acordo com a organização, “Portugal carece de um Espaço Rural mais jovem, dinâmico e empreendedor, constituindo a sustentabilidade, a preservação e melhoria dos recursos, associada a uma qualidade de vida, elementos decisivos. Os jovens, devidamente apoiados, podem fomentar atividades económicas que potenciem o desenvolvimento do Espaço Rural. Um futuro eficiente exige medidas idóneas e regeneradoras, e o Jovem Empresário Rural pode fazer a diferença num país em que as dicotomias se evidenciam entre o litoral e o interior, contribuindo para o rejuvenescimento, para a dinamização da sociedade local, através de um novo tecido empresarial. “

Recorde-se que o Estatuto do Jovem Empresário Rural foi criado a 18 de janeiro pelo Decreto-Lei n.º 9/2019, com o objetivo de promover a instalação e fixação de jovens empreendedores em zonas rurais, com vista à dinamização económica e demográfica dos territórios, à diversificação das atividades e à valorização e qualificação dos recursos endógenos, através de um conjunto de medidas de discriminação positiva. Mais tarde, em maio, foi publicada a Portaria n.º 143/2019, que regulamenta o procedimento relativo à atribuição do título de reconhecimento do deste estatuto e define os territórios abrangidos.