Agricultura

Suíços votam artigo constitucional sobre segurança alimentar

Suíços votam artigo constitucional sobre segurança alimentar

Depois de em 2014 cerca de 150 mil pessoas terem assinado na Suíça uma petição para o reforço do abastecimento alimentar local, os suíços vão agora a votar um artigo constitucional sobre segurança alimentar com medidas que assegurem a alimentação das gerações futuras.

“A segurança alimentar significa que a população tenha sempre disponível comida suficiente, em qualidade suficiente e a preços acessíveis”, defende o ministro suíço da Economia, Johann Schneider-Ammann.

O artigo constitucional que será votado a 24 de setembro pretende, assim, cria as condições necessárias para que as gerações futuras tenham acesso a alimentação, focando-se em cinco pontos essenciais: produção agrícola, produção de géneros alimentares, indústria agrícola e alimentar, comércio transfronteiriço e desperdício alimentar.

Christian Lüscher, porta-voz da Comissão nacional preliminar responsável pela medida, defende que “só uma produção local que atenda aos critérios de sustentabilidade pode garantir a segurança do aprovisionamento a longo prazo”.