Vinha e Vinho

Symington integra estudo sobre alterações climáticas na vinha

Symington integra estudo sobre alterações climáticas na vinha

A Symington integrou o VISCA – Vineyards’ Integrated Smart Climate Application, um projeto de investigação e desenvolvimento europeu para estudar as alterações climáticas na vinha. Cofinanciado ao abrigo do programa Horizonte 2020, por um período de três anos, este projeto pretende analisar de que forma as alterações climáticas impactam a produção de uva.

A iniciativa arrancou em maio de 2017 e proporcionará um Sistema de Serviço de Clima (Climate Service – CS) e de suporte à tomada de decisão (Decision Support System – DSS), integrando especificações de clima, agrícolas e aquelas que forem definidas pelos utilizadores finais de modo a desenvolver estratégias de adaptação de curto e médio prazo às alterações climáticas.

O VISCA será validado por demonstrações reais com os utilizadores finais em três locais de demonstração em Espanha, Itália e Portugal e conta com membros de várias áreas, onde se inclui a Symington que fornecerá um dos três campos de ensaio para o desenvolvimento do projeto e dará feedback.