Agricultura

Syngenta cria Centro de Lavagem de Pulverizadores comunitário

Syngenta cria Centro de Lavagem de Pulverizadores comunitário

A Syngenta vai criar na freguesia da Cordinhã, em Cantanhede, um Centro de Lavagem de Pulverizadores para recolha e tratamento de resíduos de produtos fitofarmacêuticos. Este centro estará à disposição dos agricultores da região já na próxima campanha.

De acordo com a Syngenta, a instalação daquele que é o “primeiro Centro de Lavagem de Pulverizadores de uso comunitário em Portugal” é fruto de uma parceria entre a empresa e Junta de Freguesia da Cordinhã e deverá beneficiar cerca de 210 agricultores.

Para o Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, “trata-se de uma obra relevante que demonstra a visão estratégica desta autarquia para uma área tão sensível como é o Ambiente e deve motivar outros autarcas do país a realizar investimentos semelhantes”.

Já Pedro Carrana, presidente da Junta de Freguesia da Cordinhã, sublinha que “a Junta de Freguesia da Cordinhã preocupa-se com a proteção do ambiente e o bem-estar da sua população. Instalando o sistema Héliosec da Syngenta ajudaremos os nossos agricultores a cumprir uma exigência legal – tratamento e encaminhamento correto de resíduos – e garantimos a sustentabilidade da viticultura da Bairrada.”

A Syngenta irá agora assegurar a formação dos agricultores para a utilização deste sistema, assim como para a correta utilização de fitofarmacêuticos, calibração e regulação dos equipamentos de aplicação.