Agricultura

Trump promete apoios de 12 mil M€ a agricultores

Trump promete apoios de 12 mil M€ a agricultores

12 mil milhões de euros em apoios. Foi quanto Donald Trump prometeu aos agricultores norte-americanos que forem penalizados pela imposição de tarifas aduaneiras por parte da China e outros parceiros comerciais dos EUA, como a União Europeia.

Sonny Perdue, secretário do Departamento norte-americano da Agricultura (USDA), já explicou que o pacote financeiro de apoio aos agricultores será financiado através da Commodity Credit Corporation do USDA, o que significa que não precisará de aprovação do Congresso.

Alguns dos estados norte-americanos, cujas populações vivem, sobretudo, da agricultura, têm sido muito penalizados pelas ‘guerra’ comercial do Presidente dos EUA, Donald Trump, com países como a China e até a União Europeia.

A tensão subiu de tom quando a China decidiu impor tarifas aduaneiras acrescidas à importação de vários produtos norte-americanos, uma resposta às medidas protecionistas de Trump. Com o encarecimento de alguns produtos para os importadores chineses, os cancelamentos de encomendas feitas aos EUA começam a somar-se.

Já esta semana, Donald Trump usou o Twitter para defender que “As tarifas são um espetáculo! Qualquer país que tenha tratado injustamente os EUA a nível comercial tem de negociar um acordo justo, caso contrário levará com tarifas. É tão simples quanto isto – e toda a gente está a falar do assunto.”