Agricultura

Única solução contra a vespa da galha do castanheiro pode ser outro inseto

Única solução contra a vespa da galha do castanheiro pode ser outro inseto

A vespa da galha do castanheiro, inseto que está a afetar explorações em quase todo o país e que destrói a floração, pode ser combatida com outro inseto que mata esta vespa – Torymus Sinensis. De acordo com a TSF, o concelho de Vinhais, um dos principais produtores de castanha no país, já está a utilizar este método para eliminar a praga.

A ideia está a ser promovida por alguns investigadores do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), que já identificou em Vinhais 181 focos da vespa da galha do castanheiro em árvores adultas. “O fulcral é fazer a largada [das moscas] agora enquanto as galhas ainda estão muito tenras”, explica à TSF Albino Bento, investigador do IPB.  O investigador explica ainda que “os resultados são demorados” e que “não há outra forma de combate à praga”.

Até que os resultados comecem a surgir, os prejuízos poderão ser desastrosos. Só no Minho, diz a TSF, existem já zonas onde a totalidade da produção já foi afetada.

Bragança é um dos maiores produtores de castanha do país e, em conjunto com Vinhas, tem uma produção anual de cerca de 20 milhões de euros.