Agricultura

Xylella fastidiosa poderá chegar a Portugal

Xylella fastidiosa poderá chegar a Portugal

A xylella fastidiosa, bactéria que tem ameaçado o olival espanhol e italiano, poderá em breve chegar a Portugal, diz o presidente da assembleia-geral Olivum – Associação de Olivicultores do Sul.

Em declarações à agência Lusa, João Cortez de Lobão defendeu que “não tenho dúvida de que (…), tendo-se alastrado, nos últimos quatro anos, a países da Europa, chegará, mais tarde ou mais cedo a Portugal, portanto, temos que estar preventivos, para pode travar o avanço dessa bactéria”.

O responsável refere que é preciso que sejam implementadas medidas que obriguem os olivicultores a informar assim que desconfiem que uma das suas árvores está infetada, de forma a que seja possível controlar a zona e prevenir o contágio.

O presidente da assembleia-geral da Olivum diz também que numa altura em que se vive uma seca extrema no país, os terrenos agrícolas nacionais estão mais permeáveis a qualquer doença, pelo que a entrada da bactéria no país colocaria os agricultores portugueses numa situação económica preocupante.

O mais recente caso de xylella fastidiosa na Europa aconteceu no passado mês de junho em Espanha, num pomar de amendoeiras em Alicante, um caso que representou a chegada da doença à Espanha peninsular, depois de um primeiro caso em Maiorca em 2016.