Agricultura

Produtores de banana da Madeira recebem mais 2 cêntimos por quilo

banana da Madeira - Vida Rural

O Governo regional da Madeira pagou na passada sexta-feira (30 de abril) mais 2 cêntimos por quilo aos produtores de banana da região autónoma. Este pagamento tinha sido prometido pelo Governo regional e foi contabilizado face ao valor comprado no ano anterior, com 2837 produtores a receberem cerca de 400 mil euros.

De acordo com o secretário regional da Agricultura, este pagamento deve-se “à excelente” gestão que é feita pelos produtores de banana da região, que em 2016 produziram cerca de 20 mil quilos de banana processada. O secretário Humberto Vasconcelos referiu-se ainda à Empresa de Gestão do Setor da Banana (Gesba), sublinhado o seu “trabalho de manutenção de preços e redução de custos” e afirmando que “conseguiu passar de um período negativo do tempo das cooperativas para um período de resultados positivos, apesar dos investimentos realizados”.

Humberto Vasconcelos referiu também que os investimentos no setor vão continuar, estando previsto um novo Centro de Investigação da Banana.