Energia

Projeto solar vai poupar 19 000 euros por ano à Herdade do Freixo do Meio

produção de energia solar na Herdade do Freixo do Meio

A Boa Energia e a Herdade do Freixo do Meio estabeleceram uma parceria que se irá traduzir num projeto de autoconsumo de energia. Assim, será criada a ‘Aldeia Solar do Freixo do Meio’, uma instalação de painéis fotovoltaicos que permitirá à empresa agrícola arrecadar uma poupança de 19 000 euros anuais.

Ao todo serão instalados 288 módulos fotovoltaicos numa área de aproximadamente 500 metros quadrados, num investimento total de 82 mil euros. A empresa espera, assim, poupar num período de 25 anos cerca de 490 mil euros.

“Com este projeto desenvolvido pela Boa Energia, a Herdade do Freixo do Meio, que já é reconhecida pelas boas práticas ambientais e sociais que pratica, vai produzir uma média anual de energia ‘verde’ superior a 115 MWh, evitando assim a emissão de aproximadamente 59 toneladas de CO2 por ano – o que equivale a 1175 viagens de carro Porto-Lisboa ou a nove voltas de carro à Terra, percorrendo a Linha do Equador. Ainda em termos comparativos, estas poupanças equivalem à plantação de 5900 árvores para absorver o CO2 emitido”, explica a Boa Energia, empresa responsável pela instalação destes painéis.