Floresta

Castelo Branco já usa app que emite alertas de incêndios florestais à população

Castelo Branco já usa app que emite alertas de incêndios florestais à população

A Câmara Municipal de Castelo Branco tornou-se na primeira autarquia nacional a utilizar a aplicação Firerisk, uma tecnologia que emite alertas diretos à população em caso de incêndio florestal na região.

O sistema, que permite alertar os munícipes, em tempo real, em caso de ocorrência de incêndios ou de outro tipo de situações que estejam a evoluir na sua área geográfica, foi um dos vencedores do concurso Startup Simplex, uma iniciativa da Agência para a Modernização Administrativa, e foi criada por uma empresa de Castelo Branco, município onde agora se estreia.

“Os utilizadores da app Firerisk podem receber mensagens e alertas da Câmara Municipal de Castelo Branco sobre cortes de estradas, evacuação de espaços ou outros alertas e indicações úteis”, revelam ainda os responsáveis pela tecnologia Firerisk.

De resto, a aplicação permite agregar dados de diversas autoridades públicas, permitindo aceder a várias informações sobre incêndios florestais num único ecossistema. Os responsáveis sublinham que o objetivo é “contribuir para a mudança de paradigma da prevenção de incêndios florestais”, explicando, por isso, o que cada um deve saber, fazer e comunicar caso seja afetado por um incêndio.