Agricultura

Colmeia consegue uma das campanhas de crowdfunding mais bem-sucedidas de sempre

O crowdfunding tem vindo a ganhar popularidade enquanto forma de financiamento de startups em todo o mundo. Um dos mais recentes casos de sucesso é a startup autraliana Flow, empresa que criou uma colmeia para abelhas com torneira que não necessita de ser aberta para retirar o mel.

De acordo com Stuart Anderson, um dos fundadores da startup, por detrás do sucesso está o facto de as pessoas estarem cada vez mais conscientes da possibilidade de extinção das abelhas e do impacto que isso poderia ter no planeta.

“[Na altura da campanha] Falava-se muito no papel das abelhas nas nossas vidas e como poderiam ser extintas, nomeadamente devido ao uso de pesticidas. A preocupação das pessoas em relação ao meio ambiente e à origem de seus alimentos aumentou. Isso contribuiu para o sucesso da campanha”, explica.

De acordo com a empresa, as colmeias tradicionais podem incomodar as abelhas, uma vez que estas podem ser esmagadas durante a extração do mel. Foi por isso que os seus responsáveis decidiram criar uma alternativa: uma colmeia com torneira que não necessita de ser aberta para se fazer a extração do mel.

A startup lançou uma campanha de crowdfunding na plataforma Indiegogo para angariar 70 mil dólares e em menos de 24 horas já tinha arrecadado 2 milhões de dólares. Dois meses depois, quando a campanha foi encerrada, a startup tinha conseguido um total de 13,3 milhões de dólares.

A campanha da empresa australiana conseguiu, assim, tornar-se numa das mais bem-sucedidas de sempre, a 29ª para sermos mais precisos, e a mais lucrativa entre projetos da área da alimentação e dos agronegócios.