AgroIn 2017

Um tubarão e muitos ovos dentro e fora do cesto. AgroIn vai ser assim…

AgroIn 2016 - Vida Rural

A abrir um tubarão. Tim Vieira, empresário, investidor e também pequeno agricultor, vai dar a conhecer a sua visão sobre a agricultura.

Segue-se uma conversa sobre um tema que divide: especialização ou diversificação, qual a melhor estratégia numa exploração agrícola? João Coimbra vai explicar o seu modelo de monocultura intensiva e lançar a provocação: e porque não colocar os ovos todos no mesmo cesto? Fernando Carpinteiro Albino, Jorge Neves e Vitor Araújo (para quem não sabe, o maior produtor ibérico de kiwis) respondem.

E porque o controlo de gestão é um tema crítico nas empresas agrícolas, Carlos Melo Ribeiro, ex-presidente da Siemens e agricultor, vai partilhar com a plateia os pontos-chave de uma estratégia neste sentido.

Marketing há muito mas… sabemos como devemos investir e medir retorno? Rui Martins, consultor da Marktree vai desmistificar a ideia da criação de marcas no setor agro.

Depois de almoço, uma entrevista com Luís Vieira, CEO da Parras Wines, para perceber estratégias de investimento em negócios de nicho dentro de um grupo que trabalha com forte orientação de mercado.

Mais uma mesa redonda, desta vez para falar sobre parcerias. Gonçalo Andrade, da Portugal Fresh, Ondina Afonso, do Clube de Produtores Continente, Marta Couto, da Câmara Municipal do Fundão e o chef Pedro Mendes vão discutir diferentes formas de encarar as sinergias entre os diferentes atores da fileira agro.

E como AgroIn que é AgroIn fala sempre de eficiência, a energia vai tomar conta da conversa com Sofia Tavares, da EDP. Logo depois António Graça da Sogrape vai falar da sua experiência e trabalho em busca da rentabilidade resiliente. E por fim, agricultura de precisão. Luís Alcino Conceição, professor na Escola Superior Agrária de Elvas, vai explicar como tirar partido da tecnologia para ser mais rentável.

Antes de sair do Centro de Congressos do Estoril, reserve mais 20 minutos na sua agenda para ficar a conhecer os vencedores dos Prémios Vida Rural. Uma cerimónia que vai premiar o Agricultor, Empresa, Organização de Produtores, Investimento e projeto de I&D que marcaram o último ano. Tempo ainda para a atribuição do Prémio Personalidade Armando Sevinate Pinto que fecha este momento de celebração. A rentabilidade é só um pretexto para um dia de partilha e networking. Já está inscrito?