Hortofrutícolas

Uruguai abre as portas ao kiwi nacional

Kiwi - Vida Rural

O mercado do Uruguai está agora aberto para os operadores económicos nacionais que queiram exportar kiwi. Em comunicado, o Ministério da Agricultura sublinha que se trata de “um importante passo para os produtores nacionais”, já que este país tem cerca de 3,4 milhões de potenciais consumidores.

A abertura do mercado do Uruguai ao kiwi nacional resulta de um acordo fitossanitário celebrado entre Portugal e o Uruguai.

Em comunicado, o Ministério da Agricultura refere que “a abertura de mais este mercado vem evidenciar e reforçar uma das vertentes prioritárias da política do Governo, a Internacionalização, que é, sem dúvida, um dos eixos mais importantes da política de reforço da competitividade do setor agroalimentar e da economia portuguesa, tendo em vista a criação de condições para o aumento das exportações agroalimentares. Para isso, é necessário o envolvimento dos produtores nacionais e das respetivas organizações.”

Desde que assumiu funções, o atual Governo já abriu 29 mercados, para 84 produtos (54 da área animal e 30 de origem vegetal). Agora, estão na mira outros 55 mercados para viabilização da exportação de 199 produtos, sendo 142 da área animal e 57 da área vegetal.