Vinha e Vinho

Vinhas da Adega Cooperativa de Palmela atingidas por escaldão

Vinhas da Adega Cooperativa de Palmela atingidas por escaldão

Cerca de 20% dos 1000 hectares de vinha da Adega Cooperativa de Palmela foram atingidas por um escaldão. De acordo com a TSF, as mais afetadas são as uvas das castas Castelão e Moscatel.

José Manuel Coutinho, presidente da Adega Cooperativa de Palmela, explicou à rádio que as vinhas foram afetadas por um escaldão no dia 17 de junho, um dos dias mais quentes do ano até agora que ficou também marcado pelos incêndios em Pedrógão Grande.

Agora as preocupações da adega são os proprietários destas vinhas, até porque a adega ainda possui vinho de reserva para “manter os compromissos que temos assumidos com os nossos clientes”. Os produtores, por sua vez, poderão perder rendimento com a menor produção na próxima vindima.

A Adega Cooperativa de Palmela já pediu entretanto ao Ministério da Agricultura que se disponibilize para apoiar os seus associados. “Acho que o governo deve ajudar estes associados. Se for como em 2011, houve um subsídio, embora tenha sido num valor muito pequeno”, explicou à TSF José Manuel Coutinho.