Quantcast
Agroindústria

18,2 mil toneladas de frutas e legumes nacionais foram exportadas pelo Lidl em 2020

18 mil e 200 toneladas de frutas e legumes nacionais foram exportadas em 2020, através da campanha do Lidl Portugal e da Portugal Fresh.

Um total de 18 mil e 200 toneladas de frutas e legumes nacionais foi exportado, entre março de 2020 e fevereiro de 2021, através da campanha de exportação do Lidl Portugal, em parceria com a Portugal Fresh. Em comunicado, o LIDL afirma que a quantidade exportada corresponde a 1064 camiões que sairiam de Portugal com destino a oito países europeus (Alemanha, Irlanda, França, Espanha, Reino Unido, Polónia, Bélgica e Suíça)

A marca informa ainda que esta campanha possibilitou que 390 produtores, que empregam cerca de 6.800 colaboradores, pudessem manter os seus canais de fornecimento, ao mesmo tempo que impulsionou a produção nacional para os vários mercados onde tem presença.

 

Entre as variedades de produtos exportadas estão: a pera rocha, o melão, os frutos vermelhos, a melancia, a nectarina, a castanha, a couve-coração, a abóbora manteiga e a cenoura bio, tendo duplicado a diversidade de produtos exportados, em apenas 2 anos.

2020 foi igualmente o ano em que o retalhista iniciou a exportação de citrinos certificados IGP, levando 1300 toneladas de laranja e limão do Algarve para a Alemanha, com a Laranja a representar mais de 90% desta exportação. “O Lidl Portugal é responsável pela compra de mais de 70% deste tipo de produtos, sendo um dos maiores compradores de Citrinos do Algarve IGP, para o mercado nacional e internacional”, informa a insígnia.

 

Ainda referente aos resultados do ano passado, a pera rocha continuou a ser o produto estrela de exportação, com cerca de 9600 toneladas exportadas, das quais quase 5800 para o mercado alemão.

Já este ano, o Lidl alargou o seu portefólio e iniciou a exportação de pêssego para a Alemanha. Esta fruta está atualmente a chegar a 922 lojas, representando cerca de 29% de lojas na Alemanha.

banner APP

 

Comentários do Lidl Portugal e da Portugal Fresh

Para o Administrador de Compras do Lidl Portugal, Bruno Pereira: “Os bons resultados da campanha deste ano em conjunto com a Portugal Fresh, de quem somos parceiros desde 2014, são o reflexo do compromisso do Lidl com os produtores nacionais. Num ano particularmente complicado para todos, fizemos questão de manter a via da exportação, tendo alargado o portefólio de produtos exportados e ajudando ainda mais os nossos parceiros”.

Já Gonçalo Santos Andrade, Presidente da Portugal Fresh, considera que “o trabalho de promoção que tem sido desenvolvido nos últimos dez anos pela Portugal Fresh e a parceria que firmámos com o Lidl foram cruciais para garantir a comercialização da produção nacional num contexto muito difícil. Na última década o valor das exportações do setor das Frutas, Legumes e Flores duplicou e, em 2020, conseguimos aumentar em 4,4% as vendas para os mercados internacionais atingindo, pela primeira vez, os 1683 milhões de euros”.

A parceria, iniciada em 2014, tem como objetivo promover as frutas, legumes e flores de Portugal, no país e no estrangeiro.