Quantcast
Agricultura

4 Tendências de dados para o Agronegócio em 2020

Vida rural tecnologia data
A análise de dados será a nova revolução na agricultura? Os analistas internacionais acreditam que sim. Do lado dos produtores, utilizar os dados para aplicar os produtos certos, nas medidas corretas e na hora certa é o desafio. Mas do lado da distribuição também é importante perceber o potencial dos dados para comprar estrategicamente e garantir o posicionamento correto.

Jeff Bradshaw, CTO da Proagrica, analisou as grandes tendências nesta área na publicação Precision Ag, e deixa quatro previsões para o setor agrícola em 2020:
1. Mais produtividade depende de mais conectividade
A agricultura e a saúde animal são, tradicionalmente, mais lentas na adoção de novas tecnologias. Esta é uma realidade em mudança, pois cada vez mais as empresas aproveitam os benefícios da comunicação instantânea, eficiente e autónoma, quer com clientes quer com parceiros da cadeia de abastecimento. A conectividade aumenta a produtividade e reduz a ineficiência. Por exemplo, as empresas que dependem de operações manuais dedicam muitos recursos para manter o seu sistema ERP (Enterprise Resource Planning), para além de perderem produtividade.

De acordo com um relatório publicado pela Gartner, o custo de processamento de faturas é reduzido em 20% quando realizado eletronicamente. Através da combinação do sistema de faturação, CRM e plataforma logística é possível criar uma fonte de informação única  e centralizada, garantindo uma visão completa das práticas de negócios, o que ajuda a erradicar ineficiências e a delegar recursos a áreas que criam o maior valor agregado.

“Juntar-se a uma rede digital que ligue, sem esforço, os sistemas e dados da sua empresa a uma rede de negócios mais ampla, em toda a cadeia de fornecimento, será transformador para a agricultura e para a saúde animal. As oportunidades de eficiência e agregação de valor são enormes”, afirma Bradshaw.

2. Proporcionar conhecimentos aplicáveis
“Conhecimentos aplicáveis são o Santo Graal dos dados de qualquer negócio”, comenta Bradshaw. “A análise de dados não só fornece insights chave para um negócio, mas também estabelece um caminho claro para decisões práticas e bem consolidadas”.

A análise de dados, através de sistemas internos ou através de uma rede, tem a capacidade de gerar informação útil. Podem permitir a identificação e visualização dos melhores/piores fornecedores, classificar as lojas por eficiência, ver a cotação de mercado das empresas em tempo real e justificar o motivo da cotação.

A análise de dados também pode prever a procura de determinados bens, ou alertar sobre surtos de pragas, garantindo que todos os envolvidos na cadeia de abastecimento tenham esta informação.

3.Acessibilidade à informação deve ser a norma, não um privilégio 
A relação entre agricultores e fornecedores tem por base a confiança, mas um relatório McKinsey de 2019 destaca algumas áreas nas quais essa relação poderia ser reforçada.

Os recursos de dados inteligentes podem ajudar, garantindo a sincronização de dados em tempo real de preços e detalhes de produtos, para que os retalhistas agrícolas possam assegurar a disponibilidade de informações precisas sobre as compras. Esta oportunidade permitirá impulsionar as vendas, o lucro e garantir maior confiança.

“Fechar essa lacuna de informação entre o agricultor e o seu retalhista agrícola é uma ferramenta poderosa, pois beneficia cada ator da cadeia”, acrescenta Bradshaw.

4.Integração é a prioridade para os utilizadores
A integração – capacidade de diferentes soluções digitais trabalharem em conjunto e utilizarem os mesmos conjuntos de dados, mesmo quando feitas por fornecedores diferentes – há muito que é exigida por parte dos clientes agrícolas.

A maioria dos agricultores quer realizar as suas tarefas diárias através da utilização de apenas um dispositivo. Contudo, a maioria precisa alternar entre várias aplicações ou dispositivos, o que se reflete na diminuição da produtividade. Para a agricultura e saúde animal esta possibilidade seria uma função importante para o sucesso do negócio, pois permitiria conectar e compartilhar informações e dados entre dispositivos.

Internet of Things (IoT) tem crescido devido a dispositivos inteligentes, cada vez mais capazes de oferecer esta integração. Em 2020, de acordo com a agência Gartner, 20,5 mil milhões de dispositivos conectados deverão estar em funcionamento, em 2016 eram 6 mil milhões . As empresas que utilizam a conectividade nos seus processos operacionais e dispositivos estão bem posicionadas para fornecer uma oferta produtiva e lucrativa no mercado.

Contudo, a maioria dos agricultores não está à procura de mudanças significativas, procura apenas que os sistemas já existentes funcionem melhor.

Os fornecedores de soluções para agronegócios devem considerar seu papel neste processo e investigar como poderão garantir uma experiência mais simplificada para o agricultor, o que, por sua vez, levará a uma maior interação e confiança na cadeia.