A análise de dados será a nova revolução na agricultura? Os analistas internacionais acreditam que sim. Do lado dos produtores, utilizar os dados para aplicar os produtos certos, nas medidas corretas e na hora certa é o desafio. Mas do lado da distribuição também é importante perceber o potencial dos dados para comprar estrategicamente e garantir o posicionamento correto.
De acordo com um relatório publicado pela Gartner, o custo de processamento de faturas é reduzido em 20% quando realizado eletronicamente. Através da combinação do sistema de faturação, CRM e plataforma logística é possível criar uma fonte de informação única e centralizada, garantindo uma visão completa das práticas de negócios, o que ajuda a erradicar ineficiências e a delegar recursos a áreas que criam o maior valor agregado.
“Juntar-se a uma rede digital que ligue, sem esforço, os sistemas e dados da sua empresa a uma rede de negócios mais ampla, em toda a cadeia de fornecimento, será transformador para a agricultura e para a saúde animal. As oportunidades de eficiência e agregação de valor são enormes”, afirma Bradshaw.
A análise de dados, através de sistemas internos ou através de uma rede, tem a capacidade de gerar informação útil. Podem permitir a identificação e visualização dos melhores/piores fornecedores, classificar as lojas por eficiência, ver a cotação de mercado das empresas em tempo real e justificar o motivo da cotação.
A análise de dados também pode prever a procura de determinados bens, ou alertar sobre surtos de pragas, garantindo que todos os envolvidos na cadeia de abastecimento tenham esta informação.
Os recursos de dados inteligentes podem ajudar, garantindo a sincronização de dados em tempo real de preços e detalhes de produtos, para que os retalhistas agrícolas possam assegurar a disponibilidade de informações precisas sobre as compras. Esta oportunidade permitirá impulsionar as vendas, o lucro e garantir maior confiança.
“Fechar essa lacuna de informação entre o agricultor e o seu retalhista agrícola é uma ferramenta poderosa, pois beneficia cada ator da cadeia”, acrescenta Bradshaw.
A maioria dos agricultores quer realizar as suas tarefas diárias através da utilização de apenas um dispositivo. Contudo, a maioria precisa alternar entre várias aplicações ou dispositivos, o que se reflete na diminuição da produtividade. Para a agricultura e saúde animal esta possibilidade seria uma função importante para o sucesso do negócio, pois permitiria conectar e compartilhar informações e dados entre dispositivos.
A Internet of Things (IoT) tem crescido devido a dispositivos inteligentes, cada vez mais capazes de oferecer esta integração. Em 2020, de acordo com a agência Gartner, 20,5 mil milhões de dispositivos conectados deverão estar em funcionamento, em 2016 eram 6 mil milhões . As empresas que utilizam a conectividade nos seus processos operacionais e dispositivos estão bem posicionadas para fornecer uma oferta produtiva e lucrativa no mercado.
Contudo, a maioria dos agricultores não está à procura de mudanças significativas, procura apenas que os sistemas já existentes funcionem melhor.
Os fornecedores de soluções para agronegócios devem considerar seu papel neste processo e investigar como poderão garantir uma experiência mais simplificada para o agricultor, o que, por sua vez, levará a uma maior interação e confiança na cadeia.