- Vida Rural - https://www.vidarural.pt -

Açores quer melhores rendimentos para produtores de leite

Prestes a terminar a atual legislatura, Vasco Cordeiro revela quais são os atuais desafios do setor agrícola. Numa visita à ilha de São Miguel, onde falou com alguns produtores, o Presidente do Governo Regional dos Açores lembrou que “a produção média por exploração tem subido à volta dos 13%” e que o “volume de negócios da indústria também tem subido”.

Apesar dos indicadores positivos, Vasco Cordeiro assumiu que o PS não está satisfeito com o “facto de o preço médio do leite pago ao produtor ter baixado cerca de 8%”.

Face a esta “preocupação muito concreta”, o presidente do PS/Açores defende que é possível “criar condições para reforçar o rendimento, ou para ajudar a resolver a situação do preço médio do leite pago ao produtor”, seja através dos fundos comunitários e dos apoios que, desde logo, ao nível da União Europeia são disponibilizados, seja através da “promoção de produtos açorianos”.

Vasco Cordeiro garantiu, também, uma “defesa acérrima” e “intransigente” da manutenção de verbas do POSEI. “Nós estamos ainda embrenhados nesta luta, porque não é compreensível que um instrumento que tem o objetivo que tem o POSEI possa ser reduzido”, numa alusão à proposta de redução de cerca de 3,9% no POSEI, que a Comissão Europeia admitiu há já algum tempo.

Sem deixar de recordar o compromisso que o anterior Comissário Europeu, Phil Hogan, “assumiu aqui na região” de manter as verbas do POSEI, o presidente do PS/Açores reiterou que o Partido Socialista está determinado a “encetar uma defesa clara do POSEI, das verbas comunitárias, seja enquanto partido, seja ao nível dos órgãos de poder em que está representado – o Governo Regional e o Governo da República”.