A Falua – Sociedade de Vinhos, fundada em 1994 por João Portugal Ramos, instalou na cobertura da adega um sistema solar fotovoltaico com cerca de 600 painéis e com uma potência de cerca de 140 kWp.
Da responsabilidade da Ikaros-Hemera, a instalação deverá produzir anualmente durante 25 anos 175 MWh (50 habitações alimentadas) e vai evitar emissões anuais de 38,9 toneladas de CO2, o equivalente à plantação de uma floresta com a dimensão de oito campos de futebol.
João Portugal Ramos, que preside ao Grupo João Portugal Ramos Vinhos, a quem pertence a Adega da Falua, refere que “a nossa preocupação com a sustentabilidade assenta não só numa boa rentabilidade económica mas também numa redução significativa dos impactos ambientais. A instalação de um sistema solar fotovoltaico permite-nos ter em conta uma preocupação ambiental e de proteção do ecossistema e ainda reduzir a fatura energética em cerca de 25%.”
A cobertura fotovoltaica da Adega da Falua deverá ter um retorno de investimento anual de 16%, o que permitirá a recuperação do capital investido em seis anos.