- Vida Rural - https://www.vidarural.pt -

Agenda Portuguesa de Investigação e Inovação no Sobreiro e na Cortiça tornada pública

Foi apresentada publicamente na passada semana a Agenda Portuguesa de Investigação e Inovação no Sobreiro e na Cortiça – Agenda 3i9.

A apresentação da Agenda 3i9 esteve a cargo da Equipa de Coordenação do Centro de Competências do Sobreiro e da Cortiça, representada por António Gonçalves Ferreira (FILCORK – Associação Interprofissional da Fileira da Cortiça) e por Teresa Soares David (INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária).

A sessão foi presidida por João Machado, Presidente da CAP, que sublinhou a importância da fileira do sobreiro e da cortiça no panorama económico nacional e que congratulou o centro de competências do sobreiro e da cortiça pela iniciativa e pelo trabalho desenvolvido.

banner APP [1]

António Gonçalves Ferreira, por sua vez, referiu que o acrónimo “Agenda 3i9” pretende refletir o horizonte temporal de intervenção – o curto prazo correspondente a um ciclo produtivo de nove anos, o médio prazo correspondente a três ciclos produtivos de nove anos, e a interligação de três componentes primordiais – investigação, inovação e interação entre linhas de atuação.

A Agenda 3i9 foi construída com base num processo participativo de auscultação dos parceiros do CCSC, que envolveu 81 investigadores e técnicos de 27 entidades, em reuniões sectoriais realizadas em julho de 2015. Como resultado, foram identificadas cinco ações de suporte facilitadoras, que potenciam sinergias entre os agentes e melhoram a partilha dos recursos, e elencaram-se um conjunto de ações de investigação prioritárias, que integram as linhas estruturantes de cinco planos funcionais: Plano Nacional de Melhoramento, Plano Nacional de Melhoria da Produtividade, Plano Nacional de Defesa contra Agentes Bióticos, Plano Nacional de Qualidade da Cortiça e Plano Nacional de Ação Territorial.

A Agenda 3i9 está disponível para consulta e download no site do INIAV (www.iniav.pt [2]), da FILCORK (www.filcork.pt [3]) e da UNAC (www.unac.pt [4]).