- Vida Rural - https://www.vidarural.pt -

AGROSMART promove alianças comercias das Cooperativas com a China e EUA

O projeto europeu AGROSMARTglobal, que conta com CONFAGRI e a UTAD como parceiros portugueses, envolve 10 organizações de Portugal, Espanha e França e tem como objetivo a consolidação de alianças comerciais com a China e os Estados Unidos, o desenvolvimento de estratégias de marketing digital, de programas de formação e projetos de internacionalização, de forma a promover a competitividade e internacionalização das PME no Sudoeste europeu.

As atividades desse projeto desenvolvem-se em torno de 3 vertentes: aperfeiçoar a capacidade de diferenciar os produtos das cooperativas agroalimentares, definir medidas para proteger e promover as Indicações Geográficas Protegidas (IGP) e as Denominações de Origem (DOP) nos mercados digitais; criar serviços de suporte à internacionalização digital para introduzir e posicionar os produtos em plataformas de comércio digital B2B; conceber um programa de formação multidisciplinar e uma rede de networking e de cooperação entre as cooperativas.

O AGROSMARTglobal é cofinanciado pelo Programa InterregSudoe 2014-2020 e conta com um orçamento de 1.598.000,00 €, cofinanciado, também, a 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Em Portugal, as cinco regiões cobertas pelo projeto: Norte, Algarve, Centro, Lisboa e Alentejo.

Francisco Silva, Secretário-geral da CONFAGRI refere que o projeto “acompanha uma tendência que é global: a expansão do comércio digital além-fronteiras. Este é um espaço onde, também, temos de estar presentes. A internet mudou comportamentos e hábitos de consumo e temos de acompanhar esse curso, com os nossos parceiros, para promover os produtos das nossas cooperativas nos mercados internacionais, recorrendo às últimas tendências das transações online, para chegar de forma mais rápida e eficiente ao Cliente”.