Um grupo de alunos do 2º ano da licenciatura de Engenharia Agronómica do Instituto Superior de Agronomia (ISA) foram os vencedores da quinta edição das 24H Agricultura Syngenta. Em comunicado, a organização revela que esta foi a edição mais participada de sempre, com 150 estudantes de dez universidades e três escolas profissionais.
Para a presidente da Associação Portuguesa de Horticultura (APH) – entidade organizadora do evento -, Ana Cristina Ramos, “a quinta edição das 24H Agricultura Syngenta comprovou, mais uma vez, que este é um evento marcante na vida académica dos estudantes de Ciências Agrárias, uma oportunidade única de aprendizagem e para estabelecer uma rede de contactos úteis para a vida profissional futura destes jovens”.
A APH propôs aos estudantes a elaboração de uma candidatura ao PRR, no âmbito da iniciativa emblemática Agricultura 4.0, em linha com a Agenda da Inovação para a Agricultura 2030.
“As provas práticas com novas tecnologias digitais, tratores e equipamentos agrícolas, a oportunidade de plantar tomate (variedades Syngenta) e de instalar um sistema de rega (da Magos Irrigation Systems) ou de semear espécies de plantas que atraem insetos polinizadores e contribuem para a Biodiversidade da agricultura (margens multifuncionais Operation Pollinator) foram das mais apreciadas pelos estudantes”, revela a responsável.
Já Agricultura de Conservação foi o tema da prova proposto pela Associação Nacional da Indústria para a Proteção das Plantas (ANIPLA), explicando aos estudantes os benefícios de proteger e conservar o solo através de boas práticas de controlo do escorrimento superficial, tais como as culturas de cobertura e os restolhos de diferentes origens.
A 6ª edição das 24H Agricultura Syngenta terá como tema a Agricultura Regenerativa e será realizada na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança, na Primavera de 2023.