Quantcast
Agroindústria

Alunos do ISA premiados em primeiro lugar na quinta edição das 24H Agricultura Syngenta

24H Agricultura Syngenta 2022

Um grupo de alunos do 2º ano da licenciatura de Engenharia Agronómica do Instituto Superior de Agronomia (ISA) foram os vencedores da quinta edição das 24H Agricultura Syngenta. Em comunicado, a organização revela que esta foi a edição mais participada de sempre, com 150 estudantes de dez universidades e três escolas profissionais.

Para a presidente da Associação Portuguesa de Horticultura (APH) – entidade organizadora do evento -, Ana Cristina Ramos, “a quinta edição das 24H Agricultura Syngenta comprovou, mais uma vez, que este é um evento marcante na vida académica dos estudantes de Ciências Agrárias, uma oportunidade única de aprendizagem e para estabelecer uma rede de contactos úteis para a vida profissional futura destes jovens”.

 

A APH propôs aos estudantes a elaboração de uma candidatura ao PRR, no âmbito da iniciativa emblemática Agricultura 4.0, em linha com a Agenda da Inovação para a Agricultura 2030.

banner APP

“As provas práticas com novas tecnologias digitais, tratores e equipamentos agrícolas, a oportunidade de plantar tomate (variedades Syngenta) e de instalar um sistema de rega (da Magos Irrigation Systems) ou de semear espécies de plantas que atraem insetos polinizadores e contribuem para a Biodiversidade da agricultura (margens multifuncionais Operation Pollinator) foram das mais apreciadas pelos estudantes”, revela a responsável.

 

Já Agricultura de Conservação foi o tema da prova proposto pela Associação Nacional da Indústria para a Proteção das Plantas (ANIPLA), explicando aos estudantes os benefícios de proteger e conservar o solo através de boas práticas de controlo do escorrimento superficial, tais como as culturas de cobertura e os restolhos de diferentes origens.

A 6ª edição das 24H Agricultura Syngenta terá como tema a Agricultura Regenerativa e será realizada na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança, na Primavera de 2023.