O armazém de estágio e envelhecimento de vinhos da Quinta do Portal, em Sabrosa, no vale do Douro, já foi visitado por cerca de 50 mil pessoas. Inaugurada a 6 de outubro de 2010, a obra assinada pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira já venceu o ‘Prémio de Arquitetura do Douro 2010/2011’.
“Mais do que um simples armazém, a estrutura, que conquistou também o prémio ‘Best of Wine Tourism (Global Winner)’ na categoria Arquitetura e Paisagens, é um verdadeiro templo dedicado ao vinho e ao tempo. Com uma área de implantação de 2051 m2 e uma área de construção de 4722 m2 em aço e betão, reúne condições técnicas únicas para envelhecimento dos vinhos e esse tem sido outro dos fatores de notoriedade que atraem potenciais clientes de vinho e turistas. Uns apenas visitam o armazém, enquanto outros desfrutam de alguns dias de descanso e aproveitam para contactar os vinhos Quinta do Portal e a gastronomia ali oferecida”, refere a Quinta do Portal em comunicado.

De acordo com a Quinta do Portal, entre os visitantes do armazém estão principalmente alemães, franceses, italianos, holandeses e espanhóis. Os portugueses representam cerca de 25% do total e a quinta recebe ainda um número muito significativo de brasileiros, canadianos e norte-americanos.
“As particularidades técnicas desta obra do prestigiado arquiteto no coração do Alto Douro Vinhateiro, pelas características de temperatura e humidade, vieram dar maior consistência ao tipo de trabalho que até há cinco anos era feito na adega. A Quinta do Portal tem agora possibilidades de deixar os vinhos repousar nas melhores condições técnicas que é possível proporcionar, potenciando a obtenção de vinhos de excelência que, além de uvas excecionais, exigem um trabalho cuidadoso em todas as suas fases, a última das quais é o envelhecimento”, indica ainda o produtor.