O mercado global do vinho cresceu cerca de 11% em valor em 2015. De acordo com dados divulgados esta semana pela International Organization of Vine and Wine (OIV), o mercado chinês tem sido o principal impulsionador deste crescimento, com os chineses a produzirem e a consumirem cada vez mais vinho.
Segundo os dados da OIV, em 2015, o mercado do vinho valeu cerca de 28,3 mil milhões de euros, com França na dianteira com uma quota de mercado de cerca de 29%, o equivalente a 8,2 mil milhões de euros.
No que diz respeito a exportações, França desce para o terceiro lugar em volume de exportações, com um total de 14 milhões de hectolitros exportados. Aqui, Espanha é quem lidera, com 24 milhões de hectolitros de vinho exportados, seguida de Itália, o segundo maior exportador mundial de vinho com um volume de exportações de 20 milhões de hectolitros.
Mas o caso mais interessante no mercado os vinhos é, sem dúvida, o chinês, que tem vindo a ganhar terreno tanto no que diz respeito a consumo como a produção de vinhos. É que, como revelam os dados da OIV, as importações de vinho para a China cresceram 44% para 5,5 milhões de hectolitros, com o consumo a crescer cerca de 3% em 2015 para 16 milhões de hectolitros de vinho.
“A procura do mercado doméstico chinês foi o maior contributo, em termos de volume, para o crescimento do comércio em 2015”, indica a OIV. A China tem vindo a assistir a uma mudança no que diz respeito ao consumo de vinhos, que naquele mercado asiático é cada vez mais associado ao status e à saúde, devido aos seus benefícios.
Por outro lado, no que diz respeito à produção de vinho, enquanto alguns países reduziram a sua produção, a China aumentou a superfície de vinha em cerca de 34 mil hectares em apenas um ano.