As exportações chilenas de vinho aumentaram cerca de 1,6% em volume no primeiro semestre deste ano e caíram 4,1% em valor. De acordo com o Observatório Espanhol do Mercado do Vinho, a China é já o segundo maior importador dos vinhos provenientes do Chile.
Os Estados Unidos da América mantiveram-se durante o período em análise o principal cliente dos vinhos chilenos, apesar de terem perdido quota devido à queda das vendas de vinho a granel. O observatório espanhol refere ainda que também o Japão tem vindo a ganhar destaque enquanto mercado consumidor dos vinhos do Chile.
O Reino Unido, por sua vez, é outro dos mercados a comprar cada vez mais vinhos também no mercado sul-americano, sobretudo à Argentina. Segundo o Observatório Espanhol do Mercado do Vinho, na primeira metade de 2015, as exportações argentinas de vinho cresceram 9,2% em volume, resultado das importações do Reino Unido.
Ainda assim, os Estados Unidos da América mantêm-se como o principal mercado de exportação dos vinhos do país, com o Reino Unido a roubar o segundo lugar do pódio ao Canadá, que caiu para o terceiro lugar como um dos maiores importadores de vinho da Argentina.