As compras do Continente aos membros do Clube de Produtores Continente já equivalem a 136 mil toneladas anuais, cerca de 217 milhões de euros. Precisamente para continuar a apoiar a produção nacional, a insígnia lançou agora prémios que irão distinguir a excelência, a inovação e a qualidade no setor agroalimentar português.
Batizada de ‘Prémios Clube de Produtores Continente’, a iniciativa irá abranger produtos e ideias de produtores nacionais e jovens universitários, assim como os produtores associados ao clube.
“O Continente quer ter um papel-chave no desenvolvimento e sustentabilidade da produção Nacional. Com estes prémios vamos fomentar o conhecimento, a inovação e a criação de valor no mercado”, afirma Eunice Silva, Administradora da Sonae MC. “O apoio à produção nacional é fundamental para conseguirmos ter nas nossas lojas frescos de elevada qualidade e a preços competitivos para os nossos clientes.”
Os prémios serão divididos em três categorias: Prémio Inovação, Prémio Excelência e Prémio Ideias Férteis.
O Prémio Inovação é dirigido a todos os produtores nacionais na área dos frescos (frutas, carnes, charcutaria, peixaria e padaria/pastelaria) e pretende reconhecer as boas práticas ao nível da inovação e da sustentabilidade do setor. O Prémio Excelência pretende reconhecer e divulgar os produtores de excelência que fazem parte do Clube de Produtores Continente, contribuindo para o desenvolvimento de uma cultura de mérito e excelência entre os associados. O Prémio Ideias Férteis, por sua vez, é dirigido a alunos finalistas ou recém-mestres que frequentem as universidades portuguesas e tem como objetivo fomentar a ligação entre o Clube de Produtores Continente e as universidades portuguesas.
No que diz respeito ao Prémio Inovação, o vencedor terá a oportunidade de escoar o seu produto vencedor durante um ano nas lojas Continente, receberá um certificado do Prémio Inovação e a atribuição de um Selo. O Prémio Ideias Férteis, por sua vez, será entregue a três pessoas diferentes que integrarão um programa de estágio com a duração de 9 meses, dividido pela Sonae (seis meses) e por um dos produtores membro do Clube de Produtores Continente (três meses).
O Júri será presidido pelo Continente e terá como membros algumas entidades representativas do setor económico e agroalimentar nacional: APED- Associação Portuguesa de Empresas e Distribuição, APN- Associação Portuguesa dos Nutricionistas, CAP- Confederação dos Agricultores de Portugal, CPC- Clube de Produtores Continente, DECO- Associação Portuguesa do Consumidor, FIPA- Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares, IAPMEI- Agência para a Competitividade e Inovação, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Instituto Superior de Agronomia, a Portugal Fresh, a Portugal Foods e a QUERCUS- Associação Nacional de Conservação da Natureza.
Para concorrer, os interessados devem enviar as suas candidaturas para o endereço clubedeprodutores@sonaemc.com até ao dia 30 de abril. Os vencedores serão conhecidos no Encontro Anual do Clube de Produtores Continente, que se realiza na Feira Nacional da Agricultura, em junho, em Santarém.