Cortiça

Corticeira Amorim encerra 2015 com vendas de 600 M€

A Corticeira Amorim terminou o ano de 2015 com as vendas a registarem um crescimento de 7,9% face a 2014, para um total de 604,8 milhões de euros. Numa nota enviada às redações, a empresa revela que os lucros cresceram 53,9% face a 2014, ultrapassando pela primeira vez os 50 milhões de euros, ascendendo a 55,012 milhões de euros no final de dezembro.

Por outro lado, o EBITDA ascendeu a 100,7 milhões de euros, uma subida de 16,1% face ao exercício de 2014 e que eleva o indicador para o valor “mais alto de sempre”. “Para o bom comportamento destes indicadores contribuiu a valorização do USD que, em conjunto com a dinâmica do mercado norte-americano, se revelou de grande importância para o exercício da Corticeira Amorim, que vê os Estados Unidos da América consolidarem a sua posição de principal mercado”, explica a companhia.

Rolhas e Aglomerados Compósitos lideram crescimento de vendas

A unidade de negócio Matérias-Primas registou uma subida de cerca de 3% nas vendas para 135,37 milhões de euros e a unidade de negócio Rolhas atingiu vendas de 393 milhões de euros, um acréscimo de 10% face ao ano anterior. Em termos de quantidades, o crescimento da unidade de Rolhas foi de 4,6% e totalizou 4,2 mil milhões de unidades vendidas, um “número recorde” de acordo com a Corticeira Amorim, com a unidade a manter o mix de vendas e a reforçar posições em todos os segmentos do produto.

A unidade Revestimentos, por sua vez, foi em 2015 a única unidade de negócio com uma quebra nas vendas, que ascenderam a 109,84 milhões de euros, ou seja, uma redução de 5,6% face ao ano anterior. De acordo com a empresa, este decréscimo é fruto da “redução de vendas de produtos fabricados para os mercados de Leste, em particular para a Rússia, a que se junta o impacto, nesta Unidade de Negócio desfavorável, do efeito cambial do EUR/USD na ordem dos 1,5M€.”

Na unidade Isolamentos, o exercício de 2015 encerrou com um ligeiro crescimento das vendas, que atingiram os 10 milhões de euros.