A Portucrown, empresa portuguesa que se dedica à certificação de qualidade de produtos, associou-se à empresa francesa Prooftag no desenvolvimento do selo ‘Made in Portugal Authentic’ (MPA), selo que possui uma tecnologia “impossível de reproduzir e que pretende” e que tem como objetivo evitar falsificações de produtos.
Segundo a companhia, “este selo é composto por uma tecnologia de Dispersão de Fibras, uma característica de segurança baseada na métrica do caos. Através da dispersão aleatória de fibras coloridas associadas a um código 2D em série, é criada uma impressão digital para cada etiqueta.”
“O selo Made in Portugal é construído sobre um substrato inviolável com pré-cortes de segurança. Essa prova de adulteração reduz os riscos de abertura de produtos ou o reposicionamento de um selo Made in Portugal num produto falsificado”, acrescenta.
A empresa revela também que o selo contra falsificações é um componente de segurança em camadas com uma dimensão de 1,5×6 cm que para além do logotipo da MPA pode ser personalizado com o logotipo da marca.
Entre as empresas que já estão a utilizar o selo contam-se a Caves Arcos do Rei, a Ladeira da Santa, a Herdade do Monte da Ribeira e a Reccua Vinhos.