Quantcast
Carne

Encontrada carne imprópria para consumo em vários talhos do país

Detetadas deficiências na cadeia de carne da Holanda

Um estudo da DECO realizado à carne comercializada em vários talhos da Grande Lisboa, do Porto e de Setúbal revelou que existem más condições de higiene e conservação e presença de salmonelas e sulfitos na carne de vários estabelecimentos.

A lei prevê que a carne seja conservada a uma temperatura máxima de 2ºC, no entanto, alguma da carne analisada estava conservada a 9ºC. Para além disso, a higiene e a conservação falharam em todos os 26 locais visitados.

A organização explica ainda que os sulfitos são autorizados em apenas alguns preparados de carne, como nas salsichas frescas, com um limite de 0,45 g/kg, mas são proibidos na carne picada. Quase todas as amostras continham estes aditivos, exceto as compradas na cadeia Pingo Doce e no Intermarché de Setúbal.

 

Assim, a DECO emitiu uma nota em que aconselha os consumidores a não comprarem carne picada em estabelecimentos comerciais e a fazê-lo em casa.

banner APP

Segundo a análise da DECO PROTESTE, a higiene e a conservação não arrecadam uma única nota positiva em nenhum dos 26 estabelecimentos analisados.

 

Esta descoberta levou entretanto à convocação de uma reunião de emergência do Conselho de Segurança Alimentar pelo secretário de Estado da Alimentação, Nuno Vieira e Brito. A reunião decorre esta quinta-feira (29 de janeiro).