Quantcast
Agroalimentar

Famalicão quer potenciar “vocação internacional” do agroalimentar com Centro de Competências

produção agroalimentar carnes Famalicão Vida Rural

A Câmara Municipal de Famalicão criou um Centro de Competências que pretende promover a “dimensão nacional” e a “vocação internacional” do setor agroalimentar do país. De acordo com o Expresso, a iniciativa pretende promover a competitividade das empresas da fileira.

O objetivo, segundo a publicação, que ouviu Paulo Cunha, presidente da autarquia, é criar uma infraestrutura que aproveite a capacidade instalada das empresas, centros de investigação e universidades para, assim, fazer um melhor aproveitamento dos “recursos e das sinergias institucionais geradas”.

banner APP

Para já, este centro de competências já firmou um protocolo de cooperação com 13 entidades e está à espera da colaboração de novos membros, pretendendo distinguir-se, sobretudo, nas carnes. “Não existe concelho em Portugal que tenha tão grande e qualificada concentração de empresários no sector das carnes. Temos um know how empresarial único no país e empresas altamente competitivas e com vocação exportadora”, explica o autarca ao Expresso.

Famalicão terminou o ano de 2015 com exportações que alcançaram os 1,88 mil milhões de euros, fixando-se no terceiro lugar do pódio dos concelhos mais exportadores do país.