- Vida Rural - https://www.vidarural.pt -

Goodyear estabelece acordo para fornecimento de resíduos da colheita de arroz para a produção de pneus

A Goodyear chegou a um acordo de fornecimento com a empresa Yihai Food and Oil Industry na China para sílica derivada de cinza de casca de arroz. A Goodyear vai começar a utilizar a sílica para o fabrico do pneu de turismo que será produzido em Pulandian (na China) e comercializado no país.

A empresa testou a sílica derivada da cinza de casca de arroz ao longo dos últimos dois anos no seu Centro de Inovação e Akron e descobriu que o seu uso é igual ao que é proveniente de fontes tradicionais para proporcionar melhores prestações nos penus.

 banner APP [1]

“A sustentabilidade é um pilar fundamental nos esforços da Goodyear para a sua aposta na inovação”, refere Richard J.Kramer, Presidente e Diretor Executivo da Goodyear. “Esta nova sílica zela pelo ambiente de várias maneiras: reduz o desperdício que vai para as lixeiras; a sua produção requere menos energia e ajuda a tornar os pneus mais eficientes.”

Segundo a Organização para a Agricultura e Alimentação das Nações Unidas, mais de 700 milhões de toneladas de arroz são colhidas anualmente em todo o mundo e a eliminação da casca de arroz constitui um desafio ambiental. Na sequência disto, a casca de arroz é frequentemente queimada para produzir eletricidade e reduzir a quantidade de resíduos enviados para as lixeiras. Embora esta cinza tenha sido convertida em sílica há já vários anos, só mais recentemente, fruto de investigações, é que foi possível criar uma sílica capaz de ser utilizada em pneus.