Tratores Agrícolas

Governo cria grupo de trabalho para a prevenção de acidentes com tratores

O Governo criou um grupo de um grupo de trabalho que terá como missão identificar medidas no âmbito da prevenção de acidentes que envolvam veículos e maquinaria agrícola. A divulgação destas medidas deverá ocorrer durante o mês de julho e pretende reduzir a elevada sinistralidade com veículos agrícolas.

A primeira reunião deste grupo de trabalho foi conduzida pelo Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Amândio Torres, e pelo Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, e reuniu a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), a Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT, I.P.) e a Guarda Nacional Republicana (GNR).

“O elevado número de mortos em acidentes com veículos agrícolas é uma preocupação conjunta e implica o envolvimento das diversas entidades intervenientes ao nível dos vários setores. A partilha de experiências e a articulação de esforços nos diferentes domínios de atuação são ações imprescindíveis para a identificação de medidas eficazes tendo em vista a redução deste tipo de sinistralidade”, refere o Ministério da Agricultura em comunicado.

De acordo com dados do Ministério da Agricultura, desde o passado dia 1 de janeiro até hoje já morreram 42 pessoas na sequência de acidentes com veículos agrícolas. Nesse sentido, o CDS apresentou recentemente um projeto de resolução na Assembleia da República que defende a adoção de medidas legislativas para “reduzir o elevado número” de acidentes com maquinaria agrícola.