Quantcast
Pecuária

Índia reporta casos de gripe aviária em patos e gansos

A Índia iniciou uma campanha de abate de milhares de aves em, pelo menos, 12 regiões do país, após ter sido identificado um surto de gripe das aves em patos e gansos.

O Governo indiano emitiu, esta quarta-feira, 6 de janeiro, um alerta a apelar para que todos os estados do país tomem medidas para evitar que a doença se propague, avançou a CNN.

Entretanto, a região de Kerala, situada no sul da Índia, já ordenou o abate de mais de 38 mil aves, tendo sido já realizada a matança de 17 mil. Já em Himachal Pradesh, um estado a norte do país, foi reportado o abate de mais de três mil aves.

“As aves afetadas são aves migratórias. Tudo o que podemos fazer é seguir a estratégia de limpar a área contaminada. Temos passado essas zonas a ‘pente fino’ e mandado dez equipas todos os dias para essas áreas para procurar animais mortos”, afirmou Archana Sharma, responsável pela guarda florestal daquele estado.

É de recordar que a gripe aviária é uma doença que, geralmente, só afeta as aves. Há diversas variantes do vírus, mas a mais comum e mais letal é a gripe A (H5N1).