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Instituto da Vinha e do Vinho entrega 7,5 M€ no âmbito do programa de apoio ao setor do vinho

Foram aprovadas um total de 61 candidaturas às medidas de Promoção de Vinhos em Mercados de Países Terceiros no âmbito do Programa de Apoio Nacional 2014/2015, que envolve verbas na ordem dos 7,5 milhões de euros em investimento, 3,6 milhões de euros dos quais são apoios comunitários e aos quais correspondem 455 mil euros de uma contrapartida nacional.

Numa nota enviada às redações, o Ministério da Agricultura explica que “destas 61 candidaturas, 55 foram apresentadas por empresas e cinco por associações. Entre empresas e associações, o investimento dos empresários representa dois terços do total (cerca de 5 milhões de euros), a que correspondem 2,5 milhões de euros de investimento das associações empresariais”.

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Os mercados nos quais os empresários mais se concentraram foram os Estados Unidos da América, o Brasil e a Suíça, com muitas candidaturas a dividirem-se por estes territórios, mas a despesa vai repartir-se pelos Estados Unidos da América, Brasil e China, mercado no qual a aposta é menor em número de candidaturas, mas mais forte em termos de investimento.

Em processo de assinatura dos termos de aceitação estão apenas 59 candidaturas, uma vez que duas delas desistiram depois de terem sido aprovadas, integrando, por isso, a estatística inicial do programa elaborada pelo Instituto da Vinha e do Vinho, entidade responsável pela gestão deste regime de ajudas.