O Lidl Portugal vai trabalhar com os seus produtores nacionais de fruta e legumes para garantir que todos obtenham a certificação de gestão responsável de água Sustainable Program for Irrigation and Groundwater Use (SPRING) até ao final de 2025. O módulo faz parte do referencial GlobalG.A.P.
Segundo explicado em comunicado, o módulo SPRING engloba inúmeros critérios que permitem avaliar se está ou não a ser feita uma gestão sustentável da água no processo de produção, nomeadamente: conformidade legal das fontes de água e taxas de utilização, monitorização do consumo, impacto na gestão sustentável de bacias hidrográficas ou proteção de fontes de água, entre outros.
“Sendo a agricultura responsável por 70% do consumo global de água, a indústria alimentar é particularmente relevante neste contexto e, por isso, o Lidl está empenhado em garantir uma gestão mais eficiente da água ao longo de toda a sua cadeia de valor”, explica a retalhista.
“A proteção do planeta é um dos pilares da nossa estratégia de sustentabilidade – ‘Mais Lidl – e, por isso mesmo, para nós é fundamental que haja uma consciência global do consumo de água, como forma de ajudar a endereçar a escassez de um recurso vital a todos. Nesse sentido, e como é nossa política de atuação, consideramos que não há outra forma de o fazer senão em conjunto com os nossos parceiros, ao longo de toda a nossa cadeia de valor – neste caso a nível de frutas e legumes”, defende o administrador de Compras do Lidl Portugal, Bruno Pereira.
Desce 2016, que todos os produtores nacionais de frutas e legumes do Lidl são certificados em GlobalG.A.P. e, desde 2019, que também os produtores de flores e plantas com origem em Portugal são. Estes produtores são igualmente certificados no módulo GRASP – que se prende com questões de legislação laboral e condições de trabalho – no nível máximo de ‘Fully Compliant’.
A GLOBALG.A.P. é um referencial normativo que assegura uma agricultura segura e sustentável, no âmbito das boas práticas agrícolas.