Desenvolver competências de empreendedorismo nos agricultores portugueses. É esse o objetivo da iniciativa de apoio à produção agrícola nacional que a McDonald’s Portugal apresentou esta semana.
A McDonald’s Business Initiative for Agriculture (MBIA) pretende fomentar a sustentabilidade e o crescimento do negócio agrícola em Portugal e, “eventualmente, abrir portas a novos fornecedores da McDonald’s Portugal”, revelou a empresa à imprensa.
“Este projeto destina-se a todos os agricultores e produtores que tenham uma ideia de negócio e que queiram implementá-la mediante um modelo de negócio, bem como agricultores e produtores que queiramaumentar a sua produção e/ou gerar produtos de maior valor ou que pretendam alargar a sua carteira de clientes, expandindo o seu negócio através da entrada em novos mercados e/ou através do lançamento de novos produtos”, explica ainda a McDonald’s Portugal numa nota enviada às redações.
Para alcançar esse objetivo, o projeto procurará gerar e transferir conhecimento para os agricultores portugueses reforçando as suas competências; estabelecendo a ligação entre os agricultores portugueses e a rede de agentes do empreendedorismo nacional para promover a aplicação do conhecimento, o desenvolvimento e o crescimento do negócio agrícola.
A MBIA conta com parceiros para distintas áreas de atuação, como internacionalização, agricultura e inovação: a AICEP, a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e COTEC Portugal. A iniciativa que pretende dotar os agricultores portugueses de ferramentas de gestão e empreendedorismo agrícola conta também com a parceria institucional do Ministério da Agricultura e do Programa Estratégico para o Empreendedorismos e Inovação +E+I.
Jorge Ferraz, Diretor-Geral da McDonald’s Portugal, refere que “esta iniciativa surge da vontade da McDonald’s Portugal de desenvolver um projeto de apoio à produção agrícola nacional, que estabeleça a ligação entre o setor agrícola e o empreendedorismo no nosso país, para disponibilizar aos agricultores portugueses competências de gestão e acelerar o crescimento do negócio agrícola.”
A multinacional explica também que o projeto permitirá “melhorar e aperfeiçoar” procedimentos em toda a sua cadeia de fornecedores nacionais, que em 2014 já representou 36% das compras da McDonald’s Portugal.