- Vida Rural - https://www.vidarural.pt -

Ministério da Agricultura abre linha de crédito bonificado de 20 milhões para cobrir prejuízos do temporal

O Ministério da Agricultura anunciou, depois de avaliar no terreno os estragos, que vai abrir uma linha de crédito bonificada no valor de 20 milhões de euros para cobrir os prejuízos provocados pelo temporal de maio.

O ministério anunciou ainda o apoio específico para tratamentos a pomares e vinhas “para o rápido restabelecimento da capacidade produtiva, mediante protocolos a celebrar com os municípios que se manifestaram interessados”.

A tutela está ainda a estudar o apoio na instalação de redes antigranizo e outros equipamentos de prevenção que possam prevenir o impacto de catástrofes naturais e fenómenos climáticos adversos.

Está também a ser avaliada a possibilidade de abertura de uma medida, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020, que ajude na prevenção do impacto de catástrofes naturais ou condições climáticas adversas, como por exemplo, a instalação de redes anti-granizo para cobertura das árvores frutícolas.

Segundo indicou o ministério, está a ser estudada a possibilidade de cobrir pomares com painéis fotovoltaicos, para minimizar os prejuízos decorrentes da queda de granizo ou gelo, além de permitir a produção de energia.