A Monsanto continua a querer ser a maior empresa do mundo na história da agricultura e pretende uma fusão com a empresa suíça Syngenta, que até agora tem resistido ao negócio.
Desde o passado mês de junho, a Monsanto tem vindo a tentar comprar a Syngenta, oferecendo-se para comprar o negócio de sementes da empresa e posteriormente vender a outra companhia, de forma a evitar problemas com as autoridades da concorrência.
A Syngenta recusou a oferta que valeria mais de 45 mil milhões de dólares, referindo que para além de ser demasiado baixa, subestima os obstáculos regulatórios pelos quais a nova empresa teria que passar.
Outra das razões poderá ser a reputação da Monsanto, que em vários rankings de reputação de empresas fica atrás de empresas como a BP. De acordo com a Modern Farmer, “este é o tipo de negócio que poderia criar um ‘supervilão’.”
Mas as preocupações não se limitam à reputação da empresa, os analistas acreditam que uma fusão entre a Monsanto e Syngenta poderia levar a um aumento dos preços e ao controlo do mercado.