- Vida Rural - https://www.vidarural.pt -

Olivum mostra práticas sustentáveis do olival moderno

A Olivum – Associação de Olivicultores do Sul [1] iniciou contatos com vários stakeholders com o objetivo de promover encontros e visitas de campo para mostrar as práticas sustentáveis e de defesa do ambiente no olival moderno, seja em copa ou em sebe [2].

Com esta ação, a associação pretende adotar uma postura de abertura e transparência, através da organização de visitas às áreas de cultura do olival moderno e de precisão que, segundo a Olivum, “tem mobilizado os olivicultores no sentido da sustentabilidade, biodiversidade, uso eficiente da água e reduzida utilização de fitofármacos sem pôr em causa a qualidade do produto e a sua produtividade”.

Foi no âmbito desta iniciativa que, a 9 de janeiro, o presidente da Quercus, Paulo do Carmo, visitou a Herdade Maria da Guarda, de João Cortez de Lobão, associado da Olivum.

O estudo “Alentejo: A Liderar a Olivicultura Moderna Internacional”, apresentado pela Olivum, em novembro, procurou comprovar os benefícios económicos e ambientais do olival moderno. Ainda assim, a Olivum “considera importantes e didáticas estas visitas ao olival moderno porque permitem a observação ao vivo da agricultura de precisão que é utilizada e ouvir aqueles que trabalham no campo, permitindo a recolha de informação fidedigna e, dessa forma, chegar a conclusões mais fundamentadas”, refere a associação em comunicado.

“É desta forma que pretendemos agir, a dialogar e a ouvir todos os argumentos, mostrando, ao mesmo tempo, aquilo que fazemos e como fazemos”, refere Gonçalo Almeida Simões, diretor executivo da Olivum.