- Vida Rural - https://www.vidarural.pt -

PepsiCo e N-Drip aliam-se para poupar água e melhorar as colheitas agrícolas mundiais

A PepsiCo [1]e a N-Drip [2] vão colaborar de forma a apoiar agricultores de todo o mundo a adotarem novas medidas inovadoras de irrigação [3]eficiente por cada dez mil hectares, até 2025.

Em comunicado, as duas empresas explicam que os métodos de irrigação por inundação ou vala, que submergem as suas colheitas em intervalos regulares, fazem com que existam uma perda de mais de 70% da água utilizada.  “Esta técnica continua a ser empregue em 85% dos campos, mundialmente, o que se traduz em 600 milhões de hectares, mesmo em localizações onde a água é um recurso escasso”.

 

Um dos objetivos da parceria passa por ajudar os agricultores a utilizarem o sistema N-Drip, com origem em Israel, que, segundo as empresas, “oferece os mesmos benefícios de um sistema gota-a-gota de alta pressão, mas utiliza menos energia, requer menos manutenção e poupa mais água”.

banner APP [4]

Segundo a N-Drip, com este sistema são obtidos maiores rendimentos, reduzidos o uso de água e fertilizantes e as emissões de carbono (CO2) são também reduzidas até 83% e as emissões de metano em 78%.

 

“Como a PepsiCo obtém colheitas de agricultores de vários tipos e dimensões, a tecnologia, propriedade da N-Drip, permite que a nossa parceria torne o sistema de irrigação precisa acessível a todos os tipos de agricultores, desde grandes proprietários de terrenos a proprietários de apenas um hectare”, considera o Chief Executive Officer da N-Drip, Eran Pollack.

Esta parceria surge no âmbito do programa Agricultura Positiva pep+ da PepsiCo, que visa melhorar a utilização de água na cadeia de abastecimento por 15%, até 2025 (em relação a uma linha-base de 2015.