- Vida Rural - https://www.vidarural.pt -

Portugal arrecada 500 mil euros com exportações de leite para a China

As exportações de leite para a China, que se iniciaram este ano depois da abertura do mercado a 31 empresas nacionais, totalizaram 500 mil euros até junho. De acordo com declarações do secretário de Estado da Alimentação, Nuno Vieira e Brito, ao jornal Público, este número diz respeito a vendas de leite em pó, soro de leite e leite UHT.

“Em 2015 começámos a exportar produtos. O volume ainda é pequeno, mas partimos do zero. O ano passado, para Macau e Hong Kong o crescimento foi de 82%”, refere ao jornal. Na passada semana, o secretário de Estado voltou a receber uma comitiva de sete empresas chinesas interessadas nos produtos lácteos nacionais.

 

De acordo com Nuno Vieira e Brito, a expectativa é de que se concretizem compras no valor de 10 milhões de euros em produtos lácteos até ao final de 2016, um valor positivo numa altura em que os produtores de leite nacionais se debatem com a queda do preço do litro de leite depois do fim das quotas leiteiras.

banner APP [1]

Recentemente, Assunção Cristas reuniu com os responsáveis pela pasta da Agricultura de Espanha, França e Itália, que acordaram pedir a Bruxelas a regulação do mercado do leite.

 

“Estes quatro países acordaram em pedir a Bruxelas (…) um aumento dos preços de referência, que permitem retirar produto do mercado quando o produto está em excesso – e que está a pressionar o preço para baixo – e com isso ajudar a regular o preço do próprio produto”, revelou à agência Lusa a ministra da Agricultura.

Segundo Assunção Cristas, “a média do preço do leite em Portugal atingiu novos mínimos em junho, poucos meses depois do fim das quotas leiteiras da UE, para os 28,8 cêntimos por quilo de produto, e a nossa preocupação é que o preço possa subir a ponto de ser efetivamente um mecanismo regulador, que neste momento entendemos que não está a ser.”