O produtor João Borges Mendes acaba de colocar no mercado um ‘gin de montanha’ – o Montês. De acordo com o produtor, trata-se de um gin produzido a partir de bagas, flores e frutos silvestres colhidos nas montanhas portuguesas.
O Montês é um gin destilado a partir de quatro botânicos – o Zimbro (Juniperus Communis), a Carqueja (Pterospartum Tridentatum), as Urzes (Erica / Calluna Vulgaris) e o Medronho (Arbutus Unedo) – e que foi submetido a um método de destilação lenta em lambique de colunas por arrasto de vapor de água, água essa captada numa área protegida do Parque Natural da Serra da Estrela.
“Seguindo um modo de produção artesanal, os botânicos são destilados um a um e posteriormente é feito o blend, segundo uma fórmula desenvolvida por João Pedro Freire Borges Mendes, produtor, proprietário e master distiller da Destilaria Caratão, coadjuvado neste ‘processo alquímico’ por outro mestre, o Pedro Miguel Freire”, revela o produtor, que é também proprietário e master destiller da Destilaria Caratão.
“O gin Montês celebra a singularidade e a riqueza das plantas silvestres que brotam das montanhas do nosso país. Esperamos cativar todos os amantes desta bebida. Àqueles que se queiram iniciar, desafiamos desde já a provar este novo néctar”, acrescenta.
O gin Montês estará á venda em lojas da especialidade e garrafeiras e o preço rondará os 25-30 euros.